quarta-feira, 9 de março de 2016

Laboratório de Criação com António Júlio - Porto

canto celeste

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO COM ANTÓNIO JÚLIO
21, 22 e 23 de março, das 14h30 às 18h30

Centrado no trabalho do intérprete, este laboratório pretende ser uma partilha de metodologias que tenho usado nos meus processos de construção: temas como lugar de identidade, o texto como fonte de questionamento, o investimento do intérprete e a forma como pode intervir (ou tudo aquilo que de si é convocado) num processo, os desafios ao jogo de improvisação, a intervenção na hipótese dramatúrgica, o resultado como maturação do processo.

Data Limite de Inscrição: 17 de março
Pré-inscrição obrigatória (deve incluir nota biográfica): sereducativo@ace-tb.com
Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas do teatro e da dança.
Nº Máximo e Nº Mínimo de Participantes: 20/12
Local: Palácio do Bolhão
Valor: 32€

Sobre António Júlio
Intérprete e encenador, desenvolve o seu trabalho a partir da cidade do Porto. É diretor do curso de interpretação na ACE Escola de Artes, e professor da mesma disciplina. Iniciou o seu trabalho como intérprete em 1999 e desde então tem participado em projetos de teatro, dança e performance, tendo trabalhado com Joana Providência, Nuno Cardoso, Gonçalo Amorim, João Paulo Costa, Circolando, Kuniaki Ida, Deborah Hay, Loreto Martinez Troncoso, Vera Mantero, Rogério de Carvalho, entre outros.
Das suas encenações/criações mais recentes destaca “Almas Mortas”, a partir de Nicolai Gógol, Teatro do Bolhão (Porto, 2015); “A Farsa” a partir de Raul Brandão, As Boas Raparigas... (Porto, 2014), “Escreve-me (Nocturno)” Teatro do Bolhão (Porto, 2014), “Fome Longe”, de Zeferino Mota (Porto, 2013), “Maison Marlène”, Teatro do Bolhão (Porto, 2103) e “Kavka”, de Raquel S., a partir de Franz Kafka, TUP (Porto, 2013).

Sobre os Laboratórios de Criação
Nesta iniciativa do Serviço Educativo convidámos diferentes criadores das áreas da dança e do teatro – reconhecendo, é claro, a especificidade e o mérito do trabalho que têm desenvolvido – e a proposta foi a de criarem um laboratório onde abordassem, essencialmente a partir de uma perspetiva prática, as suas metodologias, formas e processos de criação. O objetivo que nos move nesta iniciativa é sobretudo o de proporcionar aos alunos e profissionais do teatro e da dança, o contacto com diferentes criadores, e assim lhes possibilitar a descoberta de múltiplos caminhos, da complexidade que estes transportam, para que melhor possam desenvolver as suas próprias linhas de ação perante o desafio da criação de uma identidade artística. 


Inscrições e Informações: sereducativo@ace-tb.com

Sem comentários:

Enviar um comentário