segunda-feira, 1 de junho de 2015

O que é… o VIBRATO? #003


canto celeste
Imagem de http://www.cantoyhabla.com.ar/articulos14_1.php

Definição de VIBRATO = O Vibrato é um efeito musical que consiste numa ligeira ondulação/oscilação regular no som com uma finalidade expressiva, seja na voz cantada ou nos instrumentos de cordas e de sopro.

Pode ser caracterizado em termos de variação tonal (profundidade) e em termos de velocidade da ondulação (ritmo).

Consiste num jogo de tensão-distensão dos músculos: da língua, do palato mole, da faringe, dos músculos elevadores e depressores da laringe e dos músculos directamente ligados à epiglote e ao aparelho respiratório (incluindo o diafragma). É um fenómeno de baixa frequência, de 6 a 7 vibrações por segundo.

Surge então quando existe um equilíbrio perfeito entre músculos que possuem funções opostas (ex.: elevadores-depressores; adutores-abdutores; extensores-constritores; inspiradores-expiradores). 

Imagem de http://www.listening-singing-teacher.com/Vibrato.html
  
Seidner (1982): “Um vibrato equilibrado é a expressão de uma voz saudável e o resultado de mudanças regulares de tensão sobre todo o equilíbrio entre respiração e vibração da laringe, no sentido de uma correcta coordenação muscular e de uma forma económica de trabalhar.”

A sua amplitude varia com a intensidade do som e com a frequência, e varia à volta do meio-tom. É mais vibrante e mais acutilante quanto maior a intensidade, já que acompanha em paralelo o movimento da amplitude do som. É um movimento oscilatório regular na sua periodicidade.


Desenvolvemos o tema do Vibrato no artigo 


Alguma Bibliografia:

·  HARRISON, Peter T. (2006), The Human Nature of the Singing VoiceEdimburgo, Dunedin Academic Press.
·  HUSLER, Frederick; RODD-MARLING, Yvonne (1983), Singing – The Physical Nature of the Vocal Organ, Londres, Hutchinson & Co (Publishers) Ltd.
·  LINKLATER, Kristin (1976), Freeing the Natural Voice, New York and Hollywood, Drama Publishers – Quite Specific Media Group Ltd.
·  McCALLION, Michael (1998), The Voice Book, Londres, Faber and Faber.
·  MENDES, Ana; GUERREIRO, David; SIMÕES, Marina; MOREIRA, Miriam (2013), Fisiologia da Técnica Vocal, Loures, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas, Lda.


Sem comentários:

Enviar um comentário