quinta-feira, 12 de março de 2015

O que é... a DISFONIA? #001

Definição de DISFONIA: É um distúrbio de comunicação caracterizado por dificuldades na emissão vocal, e cujo sintoma geral é um impedimento na produção natural da voz. Esse impedimento pode estar relacionado com a altura, a intensidade e/ou a qualidade da voz.

ana celeste ferreira, canto celesteAs causas das disfonias podem estar relacionadas com disfunções orgânicas e/ou funcionais, tais como a paralisia das pregas vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, tumores laríngeos, cistos, abuso vocal, uso incorrecto da voz, inadaptação vocal, alterações psicoemocionais, falta de higiene vocal, etc.

As disfonias orgânicas desenvolvem-se independentemente do uso da voz, pois têm origem em disfunções morfológicas. As disfonias funcionais surgem no contexto de utilização vocal incorrecta, uso abusivo da voz e falta de cuidados de saúde vocal. Algumas disfonias poderão ser caracterizadas como orgânico-funcionais, uma vez que têm origem numa causa funcional mas evoluem para lesões morfológicas, como é o caso de alguns nódulos ou pólipos nas pregas vocais.

A disfonia é mais frequente em indivíduos que utilizam a voz diária e abundantemente de uma forma incorrecta e, em função da causa, pode ter diversos sintomas: uma ausência total de voz (afonia), dificuldade em emitir som ou em sustentá-lo, cansaço ao falar e cantar, fraca qualidade do som (voz tensa, abafada, áspera ou roufenha), uma altura tonal demasiado grave ou aguda, perda de projecção e de amplitude tonal, irritação ou ardor na garganta, hemorragias, etc.

Como evitar as disfonias?

Higiene e Saúde Vocal: tomada de consciência em relação a hábitos prejudiciais à voz, e alteração dos comportamentos em prol da saúde vocal;

Treino Vocal: frequência de formação que permita alterar os hábitos posturais, respiratórios e fonatórios; aprendizagem prática da correcta utilização da voz e manutenção desses hábitos. É indispensável para conseguir uma fonação saudável, eficiente e agradável, principalmente para quem trabalha com a voz.

Consultas médicas no Otorrinolaringologista: de rotina (para os profissionais da voz, grupos de risco) ou assim que surgirem os primeiros sintomas de perturbações, para que se possa detectar e tratar precocemente os problemas.


Sem comentários:

Enviar um comentário